-
Arquitetos: Belus & Hénocq Architectes
- Área: 2065 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Raphaël Chipault
-
Fabricantes: Amkel, Etex Colombia, Interpane, Poralu, STABALUX, Tarkett, VMZINC, Viroc
Descrição enviada pela equipe de projeto. No histórico coração do parque do Centro Educativo da Légion d’Honneur, alinhado com o canal anterior, o projeto toma a forma de uma baioneta no frontão principal a espera de um edifício sem terminar. Esta composição torna possível que cada ala tenha uma relação particular com o local. A ala leste sinaliza a presença do edifício na perspectiva do parque, enquanto a ala oeste volta-se para o mundo exterior.
O Centro Educativo, fundado no lugar da antiga abadia, está situado no centro de Saint-Denis, vizinho direto da basílica. Neste entorno protegido, a terra designada a operação encontra-se na Cour Bayard.
Sua paisagem composta por gramíneas difere significativamente do clássico tratamento do resto do parque. Existe um edifício que data a década de 1950 nas proximidades do novo projeto. Entretanto, no extremo sul de Croult, um rio é coberto para permitir a entrada do público ao parque nos meses de verão. Neste contexto, o desenho do terreno serve para revelar as diferentes sequencias paisagísticas que organiza um todo.
Concebido como um passeio arquitetônico através de um mirante sobre o parque, a galeria central contém circulações verticais e serviços compartilhados. Ela conduz às alas onde cada habitação conta com uma vista única e uma orientação ao leste ou ao oeste. Na parte frontal está o centro educativo que se estende desde o térreo, como uma espécie de posto avançado, voltado a perspectiva do antigo canal.
Sem buscar uma rivalidade com a arquitetura monumental dos edifícios de Robert de Cotte, Jacques Gabriel, Charles Bonhomme e Charles De Wailly, aqui o uso da madeira agrega um pouco de calidez ao conjunto. A composição das fachadas reinterpreta os códigos clássicos, propondo uma rima regularmente constituída que alterna sólidos e vazios.
A dimensão das aberturas remete a construção de um hospital e seu desenho corresponde às aplicações de Roland Simounet no outro lado da parede. A margem de qualquer programa, o projeto é concebido como um experimento no marco de um processo com baixa emissão de carbono.